Criar um espaço colaborativo ou sala de reuniões em poucos minutos. Esta é a grade vantagem do sistema de painéis Moving Walls.
Hoje em dia, os espaços tradicionais de escritório já não são tão eficientes, nem coerentes com as práticas e metas comerciais modernas como eram no passado.
Claro que anteriormente, uma área de secretárias e cubículos era tudo o que um negócio precisava para manter a produtividade dos colaboradores. Contudo, no ambiente empresarial altamente competitivo dos dias de hoje, o próprio ambiente de trabalho deve facilitar dois pilares essenciais: a criatividade e a colaboração.
No que diz respeito aos espaços de trabalho que precisam de mais flexibilidade e de acompanhar rápidas mudanças, a Moving Walls pode ser a solução. O sistema de painéis da marca permite que o escritório mude consoante a necessidade. Desta forma, nascem espaços colaborativos e de reunião em poucos minutos – basta que se movam esses mesmos painéis.
O sistema de painéis Moving Walls
A flexibilidade dentro de um espaço de trabalho tornou-se imperativa nos últimos anos. À medida que o panorama empresarial de torna mais competitivo, mais movimentação existe dentro de um escritório. As equipas colaboram entre si, têm ideias para produtos ou serviços inovadores e precisam de vaguear muito mais pelo espaço.
Além do mais, à medida que avançam os anos, mais valor se dá a um espaço completamente sem barreiras – os openspace. Se abolir entraves é uma óptima forma de fazer todos os departamentos funcionarem como um só, existem situações em que é necessária privacidade.
O sistema Moving Walls proporciona aos detentores de escritórios a capacidade de configurar e reconfigurar infinitamente a estrutura do escritório com base na necessidade – reconfigurando completamente o escritório em apenas alguns minutos sem qualquer tipo de restrição.
Espaços de escritório abertos podem ser divididos em escritórios individuais à velocidade da luz e com menos despesas quando comparado com as práticas de construção tradicionais. Posteriormente os escritórios podem ser redimensionados, reconfigurados e completamente removidos sem ser necessário contratar empreiteiros que façam o trabalho pesado por si.
Criar um espaço de trabalho em minutos
Mais do que transformar espaços de trabalho, o sistema Moving Walls é um meio para facilitar o trabalho. Se é preciso criar um espaço para uma reunião, esse pode ser feito em minutos. Se é preciso juntar uma equipa para trabalhar num projeto, é possível criar um espaço maior rapidamente.
O trabalho colaborativo nunca foi tão importante como hoje. Antes tínhamos pessoas fechadas em salas a trabalhar e a decidir sozinhas. Agora estão abertos ouvir os outros e a tomar em consideração as suas ideias.
Isto é colaboração e trabalho de equipa e para isso a Moving Walls é a solução perfeita porque podem ser usadas como quadros brancos sem fazer buracos. As ideias podem fluir, podem ser escritas e toda a gente pode também escrever e apagar facilmente. O trabalho não tem de ser aborrecido, pode ser divertido e criativo.
No final de contas, nenhuma outra tecnologia pode oferecer este tipo de poupança, ausência de perturbações no local de trabalho, a flexibilidade no trabalho colaborativo e a criatividade que a plataforma Moving Walls pode oferecer.
As vantagens deste sistema
Moving Walls elimina a necessidade de contratação de empreiteiros especializados para assuntos como fiação elétrica, janelas e até mesmo canalizações. Tudo isto é construído e instalado de base em todos os painéis Moving Walls, de modo a tirar proveito desta vantagem e a ter toda a flexibilidade com esta funcionalidade.
Empresários e a manutenção de espaços de escritórios – especialmente proprietários que arrendam ou fazem locação dos espaços a diferentes organizações – poderão aproveitar tudo aquilo que a Moving Walls tem para oferecer graças à rapidez e eficiência desta tecnologia que torna possível a reconfiguração de qualquer tipo de espaço.
Outra grande vantagem é que podem ser embaladas muito facilmente e não precisam de muito espaço para ficarem arrumadas quando não estão a ser usadas.
Portfólio Moving Walls
As soluções da marca Moving Walls não se ficam apenas por painéis que facilmente podem ser movidos. Nem estes painéis se ficam pela sua função primária – criar um espaço privado e de colaboração em poucos minutos.
Além desta função, o Moving Wall é o painel que é, em simultâneo, um quadro branco magnético. Esta é uma solução essencial para brainstormings e desenvolvimento de projetos em equipa.
O Moving Acoustic Panel consiste, tal como o nome indica, num painel com uma função acústica. O revestimento deste produto da Moving Walls tanto permite ter uma reunião privada como permite afixar notas.
Além de grandes painéis com rodas, a marca tem no seu portfólio pequenos painéis que podem ser acoplados em separadores de secretária, por exemplo. Tal como os de grandes dimensões, estes são como quadros brancos magnéticos.
A marca tem ainda pequenos acessórios que complementam os painéis. É possível encontrar, assim, bancos leves e empilháveis e porta-canetas, feitos em colaboração com a marca Idea Paint. A Moving Walls tem ainda calhas para se colocarem nas paredes e fazerem com que um painel deslize na sala.
Sistema Moving Walls – a história da marca
Fundada em 2007, a marca é uma jovem relativamente ao sector do mobiliário e soluções para escritórios. Contudo, a solução de painéis móveis já conquistou o próprio mercado.
A empresa suíça começou por produzir apenas para um evento específico: o World Economic Forum. Todavia, ao perceber que se a solução não deixava os participantes indiferentes, os painéis passaram a ser vendidos em cada vez mais países. Nesse evento, os painéis fomentavam a colaboração entre os participantes para resolver problemas económicos complexos.
A Moving Walls foi criada pelos irmãos Patrick e Marcel Frick, que foram visionários no que toca à organização de espaços de trabalho. Em conjunto com o designer Jörg Boner, começaram a desenvolver painéis de alta qualidade e funcionalidade. O objetivo é aquele que já se conhece: criar um produto versátil que facilitasse e fomentasse a interação entre colaboradores.
O designer do sistema de painéis Moving Walls afirma que, para o próprio, esta solução é “uma ferramenta que deve conseguir existir em espaços existentes, sem atrapalhar o movimento”. E acrescenta: “Esse [o painel] não é uma peça de mobiliário. É como um ecrã: é o conteúdo que faz dele interessante”.
Os painéis Moving Walls passaram, assim, a providenciar uma forma de colaborar mais flexível dentro de um escritório.