O poder está nas palavras! Consequentemente, o poder está também na escrita. Este é o mote da Pilot Pen, marca japonesa que produz canetas fora da caixa.
Criada no Japão, por Ryōsuke Namiki e Masao Wada, a Pilot produz canetas das mais variadas formas e feitios. Atualmente, a Pilot tem representação a nível mundial e não há ninguém que nunca tenha escrito com uma caneta da marca.
A Pilot Pen é o verdadeiro sinónimo de escrita. A marca é reconhecida pela diversidade de canetas que produz: vão desde as canetas de tinta permanente, de gel até aos marcadores para quadros brancos, todas com as mais diversas cores.
Para além disso, a marca é ainda responsável pela inovação em material de escrita. Ao aplicar a mais recente tecnologia no sistema de irrigação e todo o funcionamento da caneta, a Pilot Pen consegue fazer material mais resistente, mais funcional e, consequentemente, mais ergonómico.
Com mais de cem anos de história, a Pilot protagoniza e tem sido pioneira em influenciar e facilitar o ato de escrever nas mais variadas formas. A Pilot Pen é atualmente a segunda maior marca de material de escrita no mundo.
Pilot Pen e a tecnologia presente nas canetas e marcadores
A marca de material de escrita esforça-se para inovar neste sector de forma constante. A tecnologia aplicada em canetas e marcadores é algo que não se vê diariamente. Contudo, estes sistemas inovadores nos produtos Pilot Pen facilitam o processo de escrita, caligrafia e até de desenho.
Desde que a empresa foi criada que a inovação faz parte do ADN da marca e isso materializa-se em canetas com uma performance imbatível. Para tal, a Pilot tem vários departamentos responsáveis por trabalhar novos sistemas de uso, mecanismos de canetas e diferentes tipos de tinta. É ainda a própria empresa que, para além do design de produto, faz toda a pesquisa necessária para a criação destas peças de escrita.
Com tantas canetas e marcadores com performances incríveis, são inúmeros os artistas de ilustração de utilizam estas canetas. De facto, as possibilidades são infinitas!
A tinta das canetas Pilot Pen
As tintas da marca não são nada como as normalmente utilizadas. A Pilot utiliza três tipos de tinta nos seus produtos, de forma a melhor se ajustarem ao uso que se lhes vai dar.
A tinta com base de óleo é uma alternativa à tinta usada em canetas ballpoint. A base de óleo faz com que esta seja mais fluída e, por conseguinte, que a escrita seja mais rápida e confortável.
A tinta líquida é outra das tintas utilizadas pela Pilot Pen. A partir de uma molécula de tinta, é possível fazer com que esta se torne mais densa e brilhante, enquanto a escrita se mantém fluída. Ao utilizar este tipo de tinta, o aproveitamento da mesma é muito maior pelo que irá ser utilizada até à última gota. Este tipo de tinta pode ser encontrado também em recarga.
A tinta em gel é uma das que mais versáteis da marca. A Pilot possui um portfólio de 24 cores que tanto podem ser em tons de pastel como metálicas ou brilhantes.
Para além destas, a marca criou uma das tintas mais inovadoras do mercado. A tinta termosensível torna-se transparente com o efeito do calor e reaparece quando exposta a temperaturas -10ºC.
Mecanismos sistemas de uso
As tintas não fazem todo o trabalho sozinhas. Para além da inovação nestas, os mecanismos em canetas tradicionais são postos à prova. A Pilot Pen tem, assim, sistemas de uso inovadores que torna a performance destes produtos ainda melhores. A marca prova, desta forma, que a tecnologia pode ser aplicada nos objetos mais banais do quotidiano.
Uma destas inovações são as bolas em carboneto de tungsténio. Este material faz com que as canetas sejam mais resistentes ao choque e a quedas. Além disso, as linhas tornam-se mais precisas, sem que a tinta derrame num qualquer ponto. Estas bolas proporcionam ainda um efeito que aquece a tinta, tornando-a mais fluída.
O regulador de tinta é outro elemento bastante utilizado nas canetas Pilot Pen. Tal como nome indica, esta regula o fluxo de tinta necessário até à ponta, evitando o desperdício e fazendo com que este seja uniforme.
Especialmente utilizada em marcadores, a ponta em fibra de poliacetato permite uma irrigação por múltiplos canais.
Além de todas estas inovações em material de escrita, a Pilot criou a Capless. Esta é uma reinvenção das clássicas fountain pens. Esta caneta é, então, uma caneta de tinta permanente com a ponta retrátil.
Pilot BeGreen – Pela sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade e a proteção de recursos são grandes preocupações da marca. A Pilot Pen trabalha ativamente para reduzir significativamente a própria pegada ambiental durante todo o processo de produção e no pós-produção das canetas.
Para alcançar os objetivos a Pilot lançou a linha Begreen. Esta é uma linha cujo espectro vai desde canetas rollerball aos marcadores para quadros brancos. Na verdade, consiste em produtos produzidos com 70% de plástico reciclado e os quais são completamente recicláveis. Ao reciclar plástico, que é feito a partir de petróleo, a marca consegue contribuir para a preservação de recursos naturais.
Nesta linha estão também contempladas canetas recarregáveis, evitando, desta forma o desperdício de mais plástico. Assim, é completamente desnecessário que se desperdício tanto plástico de cada vez que termina a tinta de uma caneta.
A história da Pilot Pen
A história da Pilot Pen começa em 1915 quando o Professor Ryōsuke Namiki abdicou do seu emprego e fundou uma modesta fábrica para produzir bicos de canetas em ouro. Mais tarde, acabou por se associar a Masao Wada e ambos fundaram a Pilot Pen Corporation.
Depois de ter invadido por completo o mercado asiático, chegou a hora do mercado europeu. A Pilot estabeleceu então uma fábrica em França em 1996 e chegou aos vários países deste continente.
Ao longo dos seus anos de história, a marca produziu inúmeros modelos com designs exclusivos e nunca vistos, tanto num formato económico como em coleções luxuosas. A Pilot Pen foi também uma das marcas pioneiras em canetas personalizadas e instrumentos de escrita que facilmente se tornam património.