Verpan

Verner Panton vê-se imortalizado através da marca Verpan. A marca detém direitos exclusivos de inúmeras peças de mobiliário do icónico designer dinamarquês.

Não é por acaso que esta marca de mobiliário de design se denomina Verpan. O nome da marca é a aglutinação das três primeiras letras do nome e apelido do designer. Na gama de produtos da marca estão incluídos os designs de Verner Panton reconhecidos mundialmente devido à sua estética e funcionalidade.

Sendo uma empresa líder em mobiliário de design dinamarquês, a marca tem um portfólio com peças originais, modernas e funcionais. A dedicação às suas raízes tradicionais permitiu que a empresa pusesse a Dinamarca no mapa como criadora de design de alta qualidade e intemporal. A junção do tradicionalismo com a irreverência tão característica de Panton faz da Verpan uma marca com valor acrescentado.

Os designs de Verner Panton já maravilharam o mundo por serem incrivelmente criativos inovadores. As ideias e a visão que o designer trouxe para as suas criações são notáveis, fazendo com que se tornasse num verdadeiro pioneiro e rebelde na indústria de design de iluminação e mobiliário.

 

Sofá e iluminação da Verpan, marca que homenageia Verner Panton

 

Atualmente, a Verpan está a expandir o seu portefólio da gama de produtos de Verner Panton adicionando novos tipos de peças de mobiliário e tapeçaria. Estes têm sido mantidos nos arquivos do designer, sendo então uma oportunidade para adquirir peças de autor. Isto irá proporcionar novas peças de design que irão definitivamente surpreender qualquer um que o experimente. Estes produtos serão constituídos por uma mescla entre designs clássicos e visionários, de forma a elevar a experiência e toda a atmosfera envolvente.

As peças Verpan têm um valor incalculável quanto à estética visual. O design das mesmas é pensado aos níveis da iluminação, movimento, graciosidade, som, elegância e cor.

A dedicação e atenção ao detalhe que a Verpan dá a cada produto culmina numa funcionalidade, durabilidade e qualidade inalteráveis. Isto é o propósito e missão da marca: criar e elevar espaços, pessoas e experiências com as suas peças de design.

Apesar da marca ser conhecida pelos incríveis produtos de Verner Panton, o seu verdadeiro mantra é oferecer um serviço requintado, qualidade e atenção ao detalhe. Comercializada a nível mundial, a gama da marca garante que qualquer peça irá criar impacto e trazer sofisticação num dado espaço

 

Verpan – entre o tradicionalismo dinamarquês e o vanguardista Verner Panton

Sofá lounge de Verner PantonA Verpan ficou reconhecida na Dinamarca e um pouco por todo o mundo pelos designs de Verner Panton. Estes representam um marco do design moderno e da alta funcionalidade. Apesar disto, o sucesso da marca também tem sido alcançado pela parceria com Marianne Panton e a sua família.

A missão da marca tem sido, desde o início, produzir produtos de acordo com os princípios de Verner Panton. Isto é, criar uma combinação entre qualidade e originalidade. Foi por causa disto que a marca tem vindo a desenvolver e produzir artigos de iluminação e mobiliário respeitando a filosofia do designer.

Como um verdadeiro revolucionário, este designer foi capaz de criar obras de arte, que são agora fabricadas pela marca Verpan. Verner Panton tinha a habilidade de despertar sentidos com uma determinada peça. A visão, o tacto e a audição são estimulados ao entrar em contacto com peças do designer. Como tal, os produtos Verpan representam esta faceta e objetivo do designer.

A coleção Verpan é um lindíssimo portfólio de peças universais e intemporais que irão complementar e elevar qualquer espaço.

 

Cadeiras e iluminação Verpan

Verpan e Panton – representações do binómio clássico-moderno

A grande missão da marca é produzir clássicos do design de Verner Panton, seguindo a sua visão e filosofia. Reconhecido mundialmente, os designs de Panton são verdadeiros ícones de design e a coleção do designer caracteriza-se por ser eclética e altamente emocionante.

A marca desenvolve todas estas peças com um cuidado excecional quanto à qualidade e originalidade das mesmas. Esta é a sua assinatura em todas as peças que produz. Inicialmente a marca dedicava-se a produzir os famosos candeeiros de Panton, seguindo os princípios originais do artista. Com o crescente sucesso, a marca começou a adicionar os clássicos de mobiliário e tapeçaria criados por Panton, culminando numa coleção fantástica que irá destacar qualquer espaço.

A primeira peça de design de Panton que a Verpan começou por produzir foi o “Fun Lamp”, em 1964. Este candeeiro consiste numa forma de iluminação simples e incrivelmente versátil. Este é uma verdadeira cascata de conchas que, além de iluminar o espaço, cria um som relaxante quando estas embatem umas nas outras. O efeito sonoro assemelha-se a uma melodia distante e irá tornar um ambiente mais tranquilo. Com um só candeeiro de teto é possível despertar todos os sentidos – e essa é a magia de Verner Panton.

De acordo com gestor da marca, Peter Frandsen “É incrível experienciar como estes designs antigos e visionários ainda hoje são capazes de revitalizar um espaço e elevar imediatamente todo o ambiente envolvente”. E acrescenta: “São exatamente estas as nossas razões: modernizar e enriquecer espaços, locais, pessoas e experiências. Esta é a razão pela qual a Verpan não ambiciona apenas produzir os produtos mais bonitos de Verner Panton, mas também é conhecida pelo primoroso serviço que presta e pelo amor ao detalhe.”

 

Verner Panton – “provocar pessoas para que usem a própria imaginação”

Flying chair, uma peça de Verner PantonNascido em 1926 na Dinamarca, Verner Panton é um dos mais influentes designers de interiores e mobiliário do século XX. Com uma forte experiência em arquitetura, começou o seu próprio escritório de arquitetura e design muito cedo. Era conhecido pelas suas propostas de arquitetura inovadoras, como a casa dobrável (1955), a casa de cartão e a casa de plástico (1960).

No final dos anos 1950, começou a desenhar cadeiras, com um design muito pouco conventual (sem pernas ou com um encosto percetível). As suas peças foram ganhando fama e, em 1960, foi o primeiro designer a criar uma cadeira de plástico modular – a cadeira empilhável ou S Chair. Mais tarde, este foi reconhecido como o seu design mais famoso e o mais produzido.

Nos anos que se seguiram Verner fez experiências com designs de interiores radicais e psicadélicos. Estas completariam as suas peças de mobiliário de linhas curvas, e também algumas inovações com têxteis e iluminação.

É considerado um génio por ter criado designs futuristas e inovadores. Panton apresentou ao mundo uma grande variedade de materiais e não recuou aquando do uso de cores vibrantes.

Verner Panton afirmou que o grande objetivo do seu trabalho seria provocar pessoas para que usassem a própria imaginação. Segundo o mesmo, “a grande parte das pessoas passam a vida toda numa monótona e bege-acinzentada conformidade, a morrer de medo de usarem cores. Ao experimentar luz, cores, têxteis e mobiliário e ao utilizar as mais recentes tecnologias, tento mostrar novas realidades, de forma a encorajar pessoas a usarem a sua imaginação fantasiosa e tornar o seu ambiente mais emocionante.

Detalhes da marca