Maharam

Herman Miller e Maharam

Em Abril de 2013, a famosa marca de design de mobiliário de escritório americana, Herman Miller anunciou a aquisição da empresa Maharam Fabric Corportation (Maharam). Criada em Nova Iorque, Maharam oferece um portfolio de tecidos de design de alta qualidade para as variadas áreas comerciais e de negócio, de saúde, hospitalidade e residenciais. Esta aquisição iria ser a adição perfeita ao portfolio da marca Herman Miller devido á partilha de uma filosofia de negócio e um percurso histórico bastante semelhante de ambas as empresas.

 

Uma parceria perfeita

A marca Maharam foi fundada em 1902 por Louis Maharam com o objetivo de desenvolver e oferecer uma variedade de tecidos de alta qualidade para diversas áreas. A empresa passou por quatro gerações da família Maharam, que levaram ao crescimento e a uma evolução exponencial da marca desde os Estados Unidos da América até um mercado internacional. Este crescimento permitiu com que a marca se tornasse líder de mercado criando assim uma forte presença internacional e tornando-se numa marca de renome.

O desenvolvimento dos seus variados tecidos é feito através de parcerias e colaborações com famosos designers de produtos e produtores de têxteis. Esta dedicação ao mundo do design é um dos pilares da empresa oferecendo assim uma dedicação e um compromisso único a cada um dos produtos que desenvolvem. Outro dos pilares que transformou a empresa são as suas capacidades operacionais e de produção em conjunto com uma estratégia de marketing focada no cliente. O resultado desta dedicação é uma forte presença mundialmente no segmento do mercado de decoração de interiores e de design.

O CEO da Herman Miller, Brian Walker acredita que “a parceria da Herman Miller com a Maharam é uma união complementar e natural graças aos valores e á filosofia de negócio que partilham em conjunto com os anos de cooperação e colaboração em diversos projetos, partilhados por uma amizade e respeito único. A capacidade operacional e os recursos de ambas as empresas representam uma vantagem estratégica imediata”.

Esta relação oferece assim mais de 200 anos de sucesso com uma presença forte e de confiança oferecendo assim um benefício para todos os clientes e parceiros de negócio.

 

Dedicação à inovação

O diretor criativo da Herman Miller, Ben Watson acrescenta ainda que “as culturas organizacionais de ambas as empresas partilham uma dedicação à inovação, excelência e design em tudo o que desenvolvem. Existe também um compromisso e um foco ao meio ambiente e á sua sustentabilidade e responsabilidade social através do desenvolvimento e progresso de comunidades em desenvolvimento.”

Desta forma, a Herman Miller pretende manter a essência da Maharam para que ambas as empresas cresçam mutuamente oferecendo assim o melhor para todos os seus clientes em todos os produtos que desenvolvam em conjunto.

 

Sobre a Maharam

Em 1902, um emigrante russo chamado de Louis Maharam, criou a marca Maharam e começou a vender sobras de tecido num carrinho de mão na zona leste de Nova Iorque. Após várias gerações, a empresa cresceu e transformou-se numa das maiores empresas de tecidos de design e de performance do século XXI.

Atualmente a empresa é reconhecida pela sua envolvência numa variedade de disciplinas como o produto, gráfico, design gráfico, arte e arquitetura. Desta forma, a empresa consegue oferecer produtos focados na sua estética e na sua performance independentemente da sua aplicação ou preço, oferecendo assim uma solução global e pormenorizada a todos os seus clientes. Isto deve-se á equipa de criativos, engenheiros e designers que desenvolvem uma solução coesa e equilibrada pensada nas necessidades e aplicações das mesmas.

A marca oferece também um foco na inovação e na beleza dos seus produtos, criando assim um equilíbrio perfeito entre a tecnologia, tradição e elegância dos mesmos. Existe uma necessidade de prestar homenagem aos ícones do design como Bauhaus e Wiener Werkstätte bem como oferecer uma perpectiva diferente e inovadora através da parceria e colaboração com designers modernos como Hella Jongerius, Scholten & Baijings, designer de moda Paul Smith, designer industrial alemão Konstantin Grcic, entre outros.

 

A Maharam actual

Hoje, a marca tem os seus têxteis nas coleções permanentes do Instituto de Arte de Chicago, MoMA (Museu de Arte Moderna) em Nova Iorque, Museu Stedelijk em Amesterdão, entre outros. Em 2007, a Maharam ganhou também o prémio de Cooper-Hewitt National Design Museum Design Patron Award pela sua dedicação ao design e pelas suas iniciativas culturais.

Maharam é sem dúvida um ícone do século XXI no mundo do design, desenvolvendo têxteis inovadores e sublimes para uma variedade de ambientes que passam desde a hospitalidade, espaços comerciais, área da saúde, e residenciais. Existe assim um foco em desenvolver têxteis que oferecem uma diversidade e funcionalidade única dedicada às necessidades tanto da sociedade como de cada cliente.

A parceria e união feita em 2013 com a Herman Miller veio permitir com que ambas as empresas oferecerem um foco ainda mais dedicado a esta necessidade e a cada cliente. Desde então que ambas têm desenvolvido produtos irreverentes e inovadores que têm elevado a experiência dos seus consumidores. Esta inovação aliada á dedicação no mundo do design, bem como á qualidade dos produtos tornam no em peças incrivelmente duradouras e irreverentes criando assim um elo de elegância e qualidade.

Venha descobrir a variedade de produtos e têxteis que ambas as marcas têm desenvolvido desde 2013. Irá compreender pela sua qualidade, o potencial dos mesmos e como estes irão transformar a sua experiência e conforto de utilização dos mesmos.