Maharam

O segredo está nos tecidos. A Maharam é a marca parceira da Herman Miller cujos tecidos revestem mobiliário com mais vida.

Criada em Nova Iorque, Maharam tem um portfólio de tecidos de design de alta qualidade para as variadas áreas comerciais e de negócio, de saúde, hospitalidade e residenciais.

A marca Maharam foi fundada em 1902 por Louis Maharam com o objetivo de desenvolver e oferecer uma variedade de tecidos de alta qualidade para diversas áreas. A empresa passou por quatro gerações da família Maharam, que levaram ao crescimento exponencial da marca desde os Estados Unidos da América até ao mercado internacional. A presença da marca neste mercado foi ficando cada vez mais vincada e acabou mesmo por se tornou líder de mercado.

O desenvolvimento têxtil da marca é feito através de colaborações com famosos designers e outros produtores de têxteis. Esta dedicação ao mundo do design é um dos pilares da empresa oferecendo assim uma dedicação e um compromisso único a cada um dos produtos que desenvolvem. O resultado desta dedicação é uma forte presença mundial no segmento do mercado de decoração de interiores e de design.

 

Da dedicação à inovação – o design dos tecidos Maharam

Os têxteis Maharam não passam despercebidos numa peça que esteja forrada com os mesmos. Estes são distintos no que está relativo ao toque, às cores e padrões. A qualidade soberba destes tecidos é um selo da marca desde o seu início.

A distinção dos produtos da marca já faz com que estes estivessem representados nas coleções permanentes do MoMA, em Nova Iorque, do Museu Stedelijk em Amesterdão, do Instituto de Arte de Chicago, entre outros. Além deste privilégio fruto da atenção ao detalhe, a Maharam foi galardoada com o prémio Cooper-Hewitt Design Museum Design Patron Award pela sua dedicação ao design e pelas suas iniciativas culturais.

A Maharam é sem dúvida um ícone do século XXI no mundo do design. Com o desenvolvimento de têxteis inovadores e sublimes a Maharam tem o monopólio do sector têxtil de renome. Estes tecidos podem ser utilizados para uma grande variedade de ambientes que passam pela hospitalidade, espaços comerciais, residenciais e pelo sector da saúde. Existe assim um foco em desenvolver têxteis que oferecem uma diversidade e funcionalidade única dedicada às necessidades tanto da sociedade como de cada cliente.

A parceria e união feita em 2013 com a Herman Miller veio permitir que ambas as empresas oferecessem uma maior dedicação a cada cliente. Desde então que ambas têm desenvolvido produtos irreverentes e inovadores que têm elevado a experiência dos seus consumidores. Esta inovação aliada ao alto design e alta qualidade fazem destes têxteis incrivelmente duradouros e elegantes.

Atualmente a empresa é reconhecida pela sua envolvência numa variedade de disciplinas como o produto, gráfico, design gráfico, arte e arquitetura. Desta forma, a empresa consegue oferecer produtos focados na sua estética e na sua performance independentemente da sua aplicação ou preço, oferecendo assim uma solução global e pormenorizada a todos os seus clientes. Isto deve-se à equipa de criativos, engenheiros e designers que desenvolvem uma solução coesa e equilibrada pensada nas necessidades e aplicações das mesmas.

 

Portfólio de tecidos Maharam

A variedade de produtos da Maharam é notável. Esta gama de tecidos está dividida e subdividida e parece mesmo não ter fim. Desta forma é possível que se ajustem harmoniosamente à decoração do espaço onde serão utilizados.

É possível adquirir têxteis de alta qualidade, com padrões e cores que se desejar. Além disso, estes tecidos são produzidos com várias utilizações em mente. A marca produz tecidos especialmente para revestir cadeiras e sofás de forma a ser possível ter uma peça statement em qualquer quarto ou sala. O couro também é um dos tecidos produzidos pela Maharam, o qual tem várias cores das quais se pode escolher.

Nos têxteis utilizados diretamente para casa, a marca produz revestimento de parede e janelas, cortinas e igualmente tapetes – todos estes da mais alta resistência.

A marca tem também um grande foco na inovação e na beleza dos seus produtos, criando assim um equilíbrio perfeito entre a tecnologia, tradição e elegância. Existe uma necessidade de prestar homenagem aos ícones do design como Bauhaus e Wiener Werkstätte bem como oferecer uma perspetiva diferente e inovadora. Esta nova abordagem ao sector têxtil é conseguida através da parceria e colaboração com designers modernos. Trabalharam com a Maharam, profissionais como Hella Jongerius, Scholten & Baijings, designer de moda Paul Smith, designer industrial alemão Konstantin Grcic, entre muitos outros.

 

Tecidos Maharam e o impacto ambiental

A indústria têxtil pode ser mais poluidora do que parece. Por essa mesma razão, produtores como a Maharam têm de ter uma especial atenção na sua estratégia de sustentabilidade.

Sem pôr em risco a qualidade e o design dos tecidos, a marca estadunidense tem várias linhas que segue para reduzir a sua pegada ecológica:

  • Utilização de fibras naturais como algodão, linho, lã, celulose, seda e cânhamo – fibras que se renovam mais rápido no seu meio natural – em detrimento de fibras que necessitam de maior tratamento com produtos tóxicos;
  • Reciclagem de fibras e tecidos e utilização de tecidos reciclados de forma a evitar a manufatura de novos tecidos a partir de fontes naturais. Assim, é possível poupar energia e reduzir o desperdício;
  • Redução significativa de produtos químicos e tóxicos, tais como aditivos antimicrobianos, retardantes de fogo e acabamentos resistentes a manchas.

Esta estratégia já permitiu à empresa ser certificada por:

  • Reduzir o consumo de energia;
  • Reduzir do consumo de água
  • Reduzir do consumo de papel;
  • Reduzir do desperdício através de reciclagem;
  • Optimizar os acabamentos têxteis;
  • Facilitar a limpeza “verde”;
  • Incentivar colaboradores a comprar veículos híbridos.

 

Sobre a Maharam

Em 1902, um emigrante russo chamado de Louis Maharam, criou a marca Maharam e começou a vender sobras de tecido num carrinho de mão na zona leste de Nova Iorque. Após várias gerações, a empresa cresceu e transformou-se numa das maiores empresas de tecidos de alta qualidade e design do século XXI.

Durante todos estes anos em que a Maharam está no mercado, a marca já trabalhou com marcas mundialmente conhecidas como a Nike e a Vitra.