Naughtone

O segredo está nas cores. A Naughtone é a marca que faz qualquer espaço brilhar a partir das suas peças de móveis de design para escritório e espaços colaborativos.

Numa era em que os escritórios já não se resumem a cubículos individuais, o mobiliário também já não se resume a secretárias, cadeiras e separadores. Atualmente, as empresas apostam na inovação e, para tal, estimulam a cooperação entre colaboradores. É aí que os espaços de trabalho são desenhados com uma abordagem completamente diferente do que seriam há algumas décadas.

Para que haja mais interação entre equipas e membros das equipas, são necessários espaços onde as pessoas se possam mover livremente e estar o mais confortável possível. A Naughtone é, então, a marca que torna tudo isto possível.

A empresa britânica, fundada em 2005, produz móveis de design para escritório ultra funcionais e, essencialmente, ultra atrativos. O design das peças alinha-se com o design de peças feitas para o lar, mas são inigualáveis nas cores e têxteis utilizados.

Mas a marca não se foca apenas em espaços colaborativos. Cria também espaços individuais distintos dos comuns, de forma a que um colaborador se sinta sempre confortável e se movimente pelo escritório sem barreiras. Além destes, a britânica Naughtone tem mobiliário lounge, de receção e de hospitalidade.

A marca assegura a qualidade das peças como nenhuma outra e, por conseguinte, a durabilidade das peças. Além do mais, estes móveis de design para escritório têm características que lhes dão um aspeto hand-made e artesanal, mesmo com um design indiscutivelmente contemporâneo.

 

Naughtone – móveis de design intuitivo e cheios de cor

Para a Naughtone, o design das peças que produz passa pela simplicidade. Esta característica não diz totalmente respeito às formas, mas sim à função prevista para um certo produto. Isto é, um sofá não irá ter características que não pertençam naturalmente a um sofá. A função dessa peça será mantida o mais básica possível, porém esta terá a maior qualidade possível.

A marca não espera surpreender os consumidores pela função dos móveis de design que produz, mas sim pela estética irreverente, pelas cores vivas e pela alta qualidade dos materiais utilizados.

É, aliás, a falta de funções alternativas destas peças de mobiliário que dão mote (e nome) à marca. A Naughtone afirma que produz mobiliário eficaz e atrativo e o nome significa “no-nonsense” – ou seja, que não é ilógico.

Ao responder às exigências do mercado contemporâneo, a marca britânica construiu um portfólio constituído por móveis de design realmente úteis. Seja para espaços colaborativos, espaços lounge e de hospitalidade numa empresa ou mesmo para espaços de trabalho individuais distantes do cubículo usual, as peças da empresa irão fazer toda a diferença. Para além destes, as peças de design revolucionário da Naughtone adaptam-se perfeitamente a espaços residenciais que precisem de mais cor.

Outro elemento do qual a marca não descura são os têxteis. Para alcançar uma estética apaixonante e surpreendente, a qualidade dos têxteis e a vivacidade das cores são indispensáveis.

O leque de cores e padrões é infindável para cada um dos produtos da marca. É exatamente por essa razão que estes se vão ajustar por completo a qualquer empresa ou a qualquer espaço residencial.

 

Um portfólio resplandecente

Uma peça da marca não passa despercebida, é certo. Toda a estética da mobília desenhada e produzida pela empresa tem qualidade e cores vivaças na sua génese. Dos assentos às secretárias, os materiais utilizados são escolhidos a dedo e as peças construídas com o máximo de atenção ao detalhe.

A Naughtone tem uma vasta gama de móveis de design, que tanto servem um propósito individual como colaborativo ou até lounge.

Nas soluções de assento, a marca foca-se nos sofás de extremo conforto e em cadeiras de visita de inúmeras cores. Dentro dos sofás existem aqueles que melhor se ajustam a salas de espera e espaços amplos e as poltronas, obviamente, para uso individual. Estas peças da marca são habitualmente robustas e de grande conforto. Muitas delas proporcionam um espaço privado dentro de um escritório ou um openspace.

A Naughtone tem igualmente bancos modulares para encontros furtivos e tomadas de decisão rápidas. Estes podem também ser uma solução para espaços lounge dentro da própria empresa.

Para além dos assentos, a marca dispõe também de mesas de centro, de café, secretárias informais e soluções de arquivo.

 

Naughtone e o despontar do design britânico

A produção local de móveis de design é de extrema importância para a Naughtone. A marca, que nasceu e cresceu em Inglaterra, pretende envolver toda a comunidade britânica neste processo.

Situada atualmente em Leeds, a empresa tem a benesse de estar próxima a outras fábricas parceiras na produção de têxteis e manipulação de outras matérias primas utilizadas nas peças. Desta forma, a Naughtone consegue ter uma produção local e impulsionar o retalho britânico. A empresa acredita que a alta qualidade das matérias-primas do Reino Unido devem ser utilizadas para proveito próprio, em vez de depender totalmente da importação.

Além da proximidade com outros retalhistas, Leeds proporciona também à empresa uma proximidade com uma comunidade ligada intrinsecamente ao design. Os fundadores da marca, Mark Hammond e Kieron Bakewell, tinham já as próprias ideias quanto ao design de produto e, assim, esta proximidade foi apenas uma mais valia para Naughtone.

A Naughtone tem, deste modo, todos os elementos necessários para fazer do design britânico um statement mundial. Tal como acontece com o design escandinavo, o design britânico pode finalmente afirmar-se no mundo da decoração de interiores.

 

Sustentabilidade ambiental e social

A grande maioria das empresas atuais tem-se comprometido com ações de sustentabilidade ambiental a longo prazo. A Naughtone não é diferente, sendo que esta sempre foi uma preocupação da marca.

Já que a manufatura é um processo altamente poluente, a marca tem das suas peças o mais ecológicas possíveis. Por essa razão, os materiais utilizados são de fontes controladas e certificadas. Além disso, os têxteis e metais utilizados nos móveis de design da marca são, na sua maioria, reciclados.

E mais: o facto de manterem as fábricas próximas faz com que a emissão de gazes tóxicos por parte dos transportes seja mantida nos mínimos.

Além de todas estas questões, a Naughtone tem ainda o programa “bring back”. Este programa permite que os clientes levem os produtos à fábrica e a própria irá tratar de os reciclar.

Detalhes da marca