Tolix

Existem peças de design que resistem ao espírito do tempo. Os bancos e cadeiras de design industrial da Tolix são destas peças intemporais.

Apenas alguns projetos e peças de design se podem gabar de resistir ao passar do tempo. Estes mantêm-se tão populares como eram há 50, 60, 70 ou mesmo há 100 anos. São, efetivamente, projetos de design que serão sempre populares e consequentemente terão sempre procura. Algumas peças de design são imediatamente reconhecidas em qualquer parte do mundo, especialmente por aqueles que realmente apreciam o design de produto.

O mobiliário Tolix são as que melhor representam este tipo de peças imortais e que continuam a ter a magia que tinham quando foram criadas. Se, durante os anos 20, o primeiro modelo da marca foi revolucionário, hoje continua a ser um epítome do design industrial.

Dentro do mobiliário Tolix destaca-se o Modelo A. Como primeiro modelo a ser desenhado pela marca, foi este que fez com que o design industrial passasse a ser utilizado fora da indústria. Peças de alumínio e aço começaram a ser utilizadas em cafés, restaurantes e hotéis e, surpreendentemente, continuam a ser utilizadas hoje em dia.

O Modelo A é provavelmente uma das peças mais copiadas do mundo, mas os originais são imediatamente reconhecíveis à vista ou quando lhes tocamos. Este é, de longe, o modelo mais popular de todos os projetos de design produzidos pela TOLIX. Tanto que faz parte das coleções permanentes de museus como Vitra Design, MoMA e Centro Pompidou.

A Tolix é, então, uma marca muito mais relevante do que se pensaria. Para além de produzir peças de design industrial altamente resistentes, esta é representativa do design predominante de meados do século XX.

 

Tolix e a mudança de paradigma quanto ao design industrial

Xavier Pauchard é o responsável por alterar a perspetiva tida em relação ao design industrial. O francês foi pioneiro na utilização de metal galvanizado no mundo do mobiliário, logo após a Primeira Guerra Mundial. Uma ideia audaciosa para uma época em que a madeira era o principal material utilizado.

Ainda antes da I Guerra Mundial, Pauchard (que trabalhava com zinco) descobriu que podia impedir metal de enferrujar. Para tal, bastava que mergulhasse a peça em zinco derretido, isto é, que a galvanizasse.

Com esta realização, os projetos de peças de design industrial surgiram e a Tolix apareceu em França. A marca foi registada em 1927 e em 1935 a marca francesa já marcava presença em exposições da World’s Fair em todo o mundo. A Tolix foi uma autêntica pioneira em perceber como peças de mobiliário em aço galvanizado poderiam fazer parte da decoração de interiores e, claro, exteriores. Depois deste período, e por estar a ter uma resposta positiva, a marca chegou a lançar uma linha para crianças – “La Mouette”.

No final da década de 1950, a empresa TOLIX tinha cerca de 80 trabalhadores numa única loja e era responsável por produzir 60 mil unidades todos os anos – em que muitos deles foram a cadeira modelo A em aço galvanizado. Poucos vídeos foram e são publicados sobre a sua produção e tirar fotos não é permitido nalgumas áreas da fábrica. A pintura durável, continua a ser um segredo bem guardado, nunca tendo sido partilhado.

A empresa continuou a ser propriedade familiar até 2004 quando, por fim, foi vendida a uma senhora chamada Chantal Andriot. A compradora, e anterior diretora financeira da empresa, revitalizou completamente a marca TOLIX, apresentou projetos esquecidos ou que nunca tinham sido produzidos, desde o início dos anos 1930. Chantal esperava, desta forma, erguer a TOLIX para uma nova era de prosperidade. E conseguiu.

Anos mais tarde, a Tolix foi nomeada “Património Vivo Empresarial” pelo Ministro da Economia, Finanças e Indústria francês.

 

Peças de design intemporal

Com tantas pessoas fascinadas pela estética de design moderno de meados do século, mais uma vez, as cadeiras TOLIX e outras peças de mobiliário estão a desaparecer das prateleiras (por assim dizer). Esta tendência provavelmente continuará a aumentar à medida que o tempo avança. Estes desenhos eram populares na altura e continuam a sê-lo hoje em dia!

As cadeiras e os bancos da TOLIX foram inicialmente produzidos para fábricas, mas rapidamente passaram a ser utilizadas em ambientes sociais como cafés e restaurantes e jardins públicos. Foram adquiridas para escritório e, inclusivamente, para hospitais. O facto de serem utilizadas em tamanha diversidade de locais deve-se à funcionalidade das mesmas. Estas peças de design são sólidas e robustas, enquanto são leves e empilháveis. São igualmente confortáveis e têm uma durabilidade acima da média.

Outras características das peças da marca passam pelas formas e cores utilizadas. As linhas sóbrias e as cores graciosas fazem com que estas se adaptem facilmente a diferentes espaços. E mais: a manutenção e a limpeza das mesmas não exigem grande esforço.

 

Coleções Tolix e a resistência ao passar do tempo

Apesar das peças mais reconhecíveis da marca serem as cadeiras de aço galvanizado, a marca expandiu o seu portfólio para outras peças de design industrial.

A Tolix é, atualmente, detentora de uma grande coleção de assentos em aço galvanizado. Das cadeiras para interior e exterior aos bancos de bar, e passando pelas peças perfurados, estas são peças incrivelmente resistentes, empilháveis e leves.

Para além dos assentos, a marca criou também uma coleção de mesas redondas e de jantar de design industrial. São vários modelos, em várias cores que completam a decoração de qualquer espaço.

A coleção de arquivos é igualmente uma inovação da marca. Dentro desta é possível encontrar vários modelos de armários, cacifos, estantes, entre outros. Contudo, esta inovação não é a única. A marca passou também a produzir acessórios decorativos de design industrial e mobiliário de exterior – a Azur Collection.

Uma das coleções que voltou a ser revendida atualmente é a linha para crianças. Nesta coleção estão presentes peças como um baú para brinquedos, uma mini cadeira Modelo A, entre muitas outras.

 

Os processos de produção

As cadeiras de design industrial ainda são feitas à mão com a ajuda de máquinas, por incrível que pareça. Só desta forma se mantêm os padrões de qualidade das peças Tolix. Contudo, a marca francesa não tem processos de produção totalmente artesanais.

Com o objetivo de se tornar mais sustentável, a Tolix investiu em processos contemporâneos e dotados da mais recente tecnologia. A computadorização da marca foi também um grande passo para a marca a sua produção à demanda das suas peças. A performance da marca mantém-se apesar dos tempos, tal como as peças que produz.

Os acabamentos são de alta qualidade para assegurar a sua duração, a sua dureza e estética única.